Código: | OP0007 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | CTV | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Marta Sofia da Luz Marcos Pinho Alves |
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Corpo docente: |
Cátia Salgueiro |
Português
As áreas do cinema e da televisão têm um papel importante na formação de cidadã/os democrática/os. Por isso, é essencial que os estudantes Animação Sociocultural conheçam a sua evolução, reflitam sobre os seus discursos, compreendam as suas estratégias políticas, económicas e legais, e tenham a oportunidade de criar, eles próprios, pequenos projetos audiovisuais.
No final da unidade curricular a/o/es estudantes devem ser capazes de:
• Reconhecer a relevância social, cultural e política do cinema e da televisão.
• Debater os principais desafios que as sociedades contemporâneas enfrentam, destacando a importância das mensagens e das representações produzidas por estes media.
• Analisar criticamente o cinema e a televisão à luz das suas histórias.
• Entender a linguagem cinematográfica e do audiovisual, e como se elaboram projetos audiovisuais.
• Utilizem conscientemente os recursos da linguagem cinematográfica e do audiovisual de maneira ética, para apoiar, diversificar e documentar atividades e projetos da Animação Sociocultural, promovendo a compreensão de contextos, envolvimento comunitário e expressão artística.
1. A importância do cinema e da televisão na construção da nossa compreensão da sociedade, considerando como os desenvolvimentos tecnológicos influenciaram esses media ao longo da história, desde o pré-cinema às recentes produções multiplataforma.
2. A linguagem cinematográfica e a linguagem televisiva (diversidade de processos de criação e produção, de contextos e formatos).
3. Exercícios de análise crítica e de desconstrução das mensagens transmitidas por diversos meios audiovisuais, incluindo dos trabalhos criados pelos próprios estudantes.
4. Desenvolvimento prático de projetos audiovisuais em ambiente de equipa: organização em etapas de pesquisa, produção e pós-produção; experiências de criação poética e cinematográfica; exploração de linguagens e técnicas; dimensões éticas e questões legais no registo de imagens de pessoas e atividades nos contextos da Animação Sociocultural.
Adobe Premiere
Os conteúdos do programa fornecem o conhecimento teórico e prático necessário para desenvolver uma visão crítica ao consumir e referenciar obras cinematográficas e programas de televisão, bem como para criar projetos audiovisuais na área da Animação e Intervenção Sociocultural.
— Discussões em plenário e/ou pequenos grupos, a partir de informações fornecidas pela professora, textos e materiais audiovisuais.
— Exercícios práticos de iniciação à criação e produção com meios de captação audiovisual, tanto durante aulas como em trabalho autónomo.
— A/o/es estudantes são incentivada/o/es a apresentar e discutir os resultados das diferentes atividades propostas, bem como a tratar temas e questões que estejam a desenvolver em trabalhos de outras UC.
As metodologias propostas incentivam a mobilização de conhecimentos interdisciplinares, promovem a discussão contínua de experiências e a formação de um olhar crítico e sensível sobre problemas sociais atuais. Esta abordagem contribui para compreender melhor os discursos produzidos pelo cinema e pela televisão, e a enriquecer os projetos de Animação Sociocultural usando à linguagem cinematográfica e audiovisual.
A avaliação é contínua e sumativa:
a) Participação nos debates e nas dinâmicas de aula: 30%
b) Realização de exercícios práticos durante das aulas e em trabalho autónomo (de visionamento e discussão, de captação e montagem): 30%
c) Pesquisa, realização e montagem de um projeto audiovisual no âmbito dos interesses e práticas da Animação Sociocultural, com a duração média de 3-7 minutos, acompanhado de uma memória descritiva: 40%
Para alcançarem com sucesso os objetivos da UC, é esperado que a/o/es estudantes assistam e participem ativamente a pelo menos 60%, bem como realizem trabalho autónomo e laboratorial individual e em equipas.
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
ARAÚJO, Nelson (coord.) (2021). História do Cinema. Dos primórdios ao cinema contemporâneo. Lisboa: Edições 70.
BERGALA, Alain (2021 [2002]). A Hipótese Cinema. Pequeno tratado sobre a transmissão do cinema dentro e fora da escola. Lisboa: Imprensa Nacional.
BERGER, John (2018). Modos de Ver. Lisboa: Antígona.
CÁDIMA, Francisco Rui (2011). Televisão, o Digital e a Cultura Participativa. Lisboa: Media XXI.
GARDIES, René (org.) (2015). Compreender o Cinema e as Imagens. Lisboa: Texto&Grafia.
MELOT, Michel (2015). Uma Breve História… da Imagem. V. N. Famalicão: Húmus.
MILLER, Toby (ed.) (2002). Television Studies. Londres: BFI.
— O acompanhamento tutorial tem como função o apoio na realização dos trabalhos previstos e o esclarecimento de dúvidas. Este acompanhamento pode ser realizado presencialmente ou à distância, mediante a utilização de plataformas de comunicação online, desde que acordado e agendado previamente entre professora e estudante.
— A/o/e/s estudantes com Estatuto Especial devem negociar com a docente as condições particulares da sua avaliação durante as primeiras duas semanas de aulas.
— Aos trabalhos que recorram ao plágio total ou parcial será atribuída a classificação de zero valores.
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